Nhoque da Sorte

Diz a lenda que comer nhoque, as bolinhas italianas também conhecidas como gnocchi, quando o calendário marca dia 29 dá sorte.

O ritual é o seguinte: antes de iniciar a refeição, a pessoa deve colocar uma nota de um real sob o prato e comer os primeiros sete pedaços um a um. Para cada pedaço, um pedido diferente. Após saborear o nhoque, deve-se guardar a nota até o próximo dia 29 para garantir fartura.

Aproveite que domingo é dia 29 para colocar em prática a simpatia, por aqui nós vamos testar, afinal  “Yo no creo en las brujas; pero que las hay, las hay”

Se você não acredita em superstições, encare o ritual como uma deliciosa maneira de reunir a família em torno de um delicioso gnocchi italiano e um bom pretexto pra se fartar com uma bela massa!

 

 

RECEITA DE NHOQUE AO MOLHO DE TOMATE

 

PARA A MASSA

 

Ingredientes

480 g de batatas

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 pitada de pimenta-do-reino

1 pitada de alecrim picado

2 colheres (sopa) de farinha de trigo para polvilhar

Folhas de manjericão a gosto

 

Modo de Preparo

1. Coloque água numa panela grande e leve ao fogo para ferver. Acrescente as batatas e cozinhe por 30 minutos ou até que fiquem macias. Verifique o ponto, espetando com um garfo.

 

2. Retire as batatas da água e passe por um espremedor. Adicione a farinha, a pimenta e o alecrim picado às batatas espremidas. Trabalhe a mistura com as mãos até obter uma massa lisa e uniforme.

 

3. Polvilhe um pouco de farinha de trigo sobre uma superfície lisa. Pegue uma porção da massa e faça um rolinho. Corte o rolinho em pedaços (2 cm), com uma faca afiada. Repita a operação com toda a massa.

 

4. Coloque os nhoques numa assadeira enfarinhada, tomando cuidado para não colocar um sobre o outro, evitando assim que grudem. Reserve.

 

5. Comece a preparar o molho (receita abaixo).

 

6. Depois que o molho estiver pronto, comece a cozinhar os nhoques. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque um pouco dos nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

 

7. Aqueça o molho e distribua sobre os nhoques. Polvilhe manjericão e sirva a seguir.

 

 

PARA O MOLHO DE TOMATE

 

Ingredientes

4 tomates frescos e maduros

1/2 cebola picada

2 colheres (chá) de orégano

4 colheres (chá) de azeite

sal e pimenta-do-reino a gosto

 

Modo de Preparo

1. Faça um corte em X na base de cada tomate cru. Coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Prepare outra tigela com água e gelo. Retire os tomates da panela e mergulhe-os na tigela. Pelo X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que a pele se desprenda facilmente.

 

2. Para extrair as sementes, corte os tomates na metade, horizontalmente, e, com o dedo indicador, retire-as com o suco que as envolve. Não enxágue os tomates, pois a água pode até tirar as últimas sementes, mas leva junto parte do sabor. Corte os tomates em cubinhos.

 

3. Numa panela média, coloque os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e refogue por 10 minutos.

 

4. Retire do fogo, tempere com o sal, a pimenta-do-reino e acrescente o azeite.

 

5. Em seguida, transfira o molho para um liquidificador e bata por 30 segundos em velocidade alta ou até que fique homogêneo.

 

6. Aqueça o molho no momento de servir.

 

Esta receita rende 3 porções e foi retirada do site Panelinha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s